HOME

Wittgenstein em 90 minutos

wittgenstein

Wittgenstein em 90 minutos faz parte de uma série de livrinhos escritos por Paul Strathern sobre a vida e as ideias dos grandes pensadores. Alguns criticam essa perspectiva resumida. É certo que para um aprofundamento devemos ler as obras dos próprios filósofos, contudo esses resumos têm a nobre missão de apresentar ao público leigo um pouco da obra desses promotores da humanidade.

Vida de Wittgenstein em um minuto

Strathern narrou a intensa vida de Wittgenstein de forma quase poética, algo não tão difícil quando se trata desse filósofo malucão que viveu muito além das expectativas do senso comum. Foi um bravo herói de guerra que recusou-se a abandonar seus soldados e foi feito prisioneiro, na sua mochila de soldado estava o manuscrito de sua primeira obra, uma das mais importantes da filosofia contemporânea. Recusou a herança milionária de sua família, pois, segundo Wittgenstein, importar-se com dinheiro prejudica a reflexão. Foi professor de escola primária, mestre de obras, jardineiro e professor universitário ao lado de Bertrand Russell. Buscar status e riquezas seria, para ele, coisa de pessoas intelectualmente inferiores, com quem ele não gostava de conversar. O máximo de luxo que esse filósofo minimalista se permitiu foi um cofre para proteger seus manuscritos.

Filosofia de Wittgenstein

É considerado uma das mentes brilhantes do século XX ao lado de Einstein. Sua filosofia aponta para os limites da linguagem e, consequentemente, do pensamento. Os limites da minha linguagem são, portanto, os limites do meu mundo. É considerado um dos maiores representantes da filosofia analítica, e buscou reduzir a filosofia à linguagem, esclarecendo os problemas lógicos das proposições filosóficas. Sua filosofia é dividida em duas fases, uma representada pela obra Tractatus Logico-Philosophicus, escrito durante a primeira guerra mundial e no campo de batalha e a outra representada pela obra Investigações Filosóficas, onde o filósofo critica pontos de sua primeira obra e sua perspectiva lógica, e apresenta seu famoso conceito de jogos de linguagem.

Você também pode ampliar seus conhecimentos sobre este filósofo lendo alguns posts e links indicados pelo netmundi.

 Autor: Alfredo Carneiro

Editor do netmundi.org