HOME

Ler e escrever filosofia

ler e escrever filosofia

Dois ótimos textos sobre ler e escrever filosofia.  Dicas sobre atitudes perante o texto,  análise dos argumentos e outras coisas importantes que devem ser levadas em consideração durante a leitura de textos filosóficos. Mas aprender a ler textos complexos não basta. É necessário também se expressar corretamente. Escrever um texto filosófico é um grande desafio, pois trata-se de uma escrita cuidadosa, onde os argumentos devem ser claros e o estilo preciso, caso contrário corre-se o risco de não ser bem entendido ou dar vazão a interpretações erradas. Não podemos também esquecer que a reflexão é uma atividade separada da leitura, contudo, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer dizia que apenas escreve bem quem pensa bem. “A única regra da boa escrita, talvez a mais importante de todas, é que se tenha algo a dizer“.

Ler e escrever Filosofia é uma Tradução de parte do The London philosophy study guide. Este é o guia de orientação para estudo e realização da monografia de colação de grau em filosofia da Universidade de Londres. O guia fornece informações iniciais sobre como ler e escrever textos filosóficos. Tradução de José Eduardo Pires Campos Jr, professor de Filosofia da Universidade Católica de Brasília. Clique aqui para baixar o texto em PDF.

Como se escreve um ensaio em  Filosofia. Texto de James Pryor, tradução de Eliana Curado. Estratégias para escrever um ensaio acadêmico. Apesar de ser um texto de orientação para o estudante de filosofia, as estratégias apresentadas podem (na verdade, devem) ser utilizadas em textos argumentativos e redações. Quando fala-se de escrever em filosofia, fala-se de refletir e tirar suas próprias conclusões para somente então escrever com estratégia e estilo próprio, sem abandonar a argumentação coerente. Clique aqui para baixar o texto em PDF. Fonte: Crítica na rede.

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!