HOME

Textos sobre Estética|9 PDFs para baixar

Estética - seleção de textos

A reflexão filosófica sobre a estética é assunto vasto e de grande complexidade. Vai desde a análise do senso comum relacionado à beleza até à experiência que nos chega pelos sentidos. A estética é tema abordado por quase todos os grandes filósofos, que analisaram tanto nossas percepções sensoriais quanto os efeitos psicológicos da arte.

É de Aristóteles (384 – 322 a.C) o termo “catarse” (kátharsis). O filósofo grego observou que a emoção e o choro dos espectadores nas peças teatrais purificavam os sentimentos e atenuavam as tensões da cidade (pólis).

Immanuel Kant (1724 – 1804) revolucionou a estética ao propor o prazer desinteressado, em que não mais se analisa a obra de arte, mas analisa-se a si mesmo diante da obra de arte. A estética é um dos assuntos mais fascinantes da filosofia, pois atravessa toda a experiência humana.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) coloca a arte como ponto central de sua filosofia, uma vez que somente ela seria capaz de fazer o homem expressar suas características mais sublimes. Sobre a arte, o filósofo alemão declarou: “Temos a arte para morrer da verdade”.

Confira abaixo uma seleção de 9 artigos sobre estética.

Walter Benjamin, Theodor Adorno e Max Horkheimer


Artigos sobre a estética em Aristóteles


Edições da revista eletrônica de estética VISO