HOME

Ad hominem: a falácia do ataque ao argumentador

Falácia ad hominem

A falácia do ataque ao argumentador — também conhecida pelo seu nome em latim argumentum ad hominem — é utilizada para fugir do debate ou da conversa atacando a pessoa do argumentador, não o argumento. É uma artimanha muito comum, utilizada na política e no cotidiano. Muitas pessoas utilizam ad hominem mesmo sem conhecimentos sobre falácias, pois este tipo de argumentação brutalizada é tão comum que as pessoas aprendem a utilizá-la intuitivamente.

Ouça esse post:

    Infelizmente, muitos não percebem que se trata de uma falácia e louvam políticos, gurus e intelectuais que a utilizam ostensivamente como forma de parecerem ousados, seguros e inteligentes. Contudo, esse é apenas um artifício para fugir do assunto e transmitir a impressão de argumentação válida. Não acrescenta nada ao debate, além de ser uma maneira de explorar a ingenuidade das pessoas.

    Essa falácia assume muitas formas, como por exemplo, atacar a moral do argumentador, sua aparência física, nacionalidade, idade, religião, escolaridade, etc. Tentar desqualificar alguém que não pratica o que diz também pode ser um tipo de ad hominem, pois isso não invalida um argumento correto. Por exemplo: Se um indivíduo que fuma aconselha um amigo alcóolatra a parar de beber para restabelecer sua saúde, pode ser repreendido por não ter “moral” para dar esse conselho, afinal, fumar também faz mal à saúde. Porém, isso não anula a validade do conselho.

    Para um argumentador acostumado a utilizar essa falácia, não há limites para a desonestidade e a criatividade. Não importa a autoridade do oponente, muito menos a validade dos argumentos. Qualquer coisa pode ser inventada para atacar o argumentador. Se o oponente não tem formação universitária, isso poderá ser utilizado contra ele alegando que não tem estudo para falar sobre determinado assunto, mas se tem formação e autoridade para falar, será dito que as universidades não prestam, enfim, como em qualquer tipo de falácia, não é a verdade que está em jogo, mas a mentira, a trapaça e a boa e velha malandragem.

    Alguns exemplos de ad hominem 


    1. “Me aconselha sobre como educar meus filhos, mas é divorciado.”
    2. “Diz para ter paciência com minha esposa, mas é padre.”
    3. Já trabalhou em madeireira e fica defendendo causas ecológicas.”
    4. “Me aconselha a estudar, mas é burro.”
    5. “Me sugere fazer dieta, mas é gordo.”
    6. Me aconselha a fazer exercícios físicos, mas é preguiçoso.”
    7. “Isso não pode ser verdade, pois você é um idiota, não sabe o que diz.”
    8. “Vocês vão acreditar em mim ou nesse vigarista?”
    9. “Ela lhe aconselhou a se divorciar só porque não é casada.”
    10. “Não tem formação universitária e gosta de falar da importância da universidade.”

    Esses podem ser considerados exemplos de argumentação ad hominem, pois encerram abruptamente o assunto e negam o diálogo. O uso de palavrões e xingamentos também é uma forma de fugir do assunto e transmitir falsa superioridade, diminuindo e humilhando o oponente.

    AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.