FILOSOFIA

Vitória de Pirro: quando vencer sai caro demais

Vitória de Pirro - quando o preço da vitória sai caro demais

Vitória de Pirro é uma expressão que se refere a um tipo de vitória que teve um custo muito alto. Essa expressão tem origem na Grécia Antiga e foi popularizada no século II a.C. pelo rei Pirro de Epiro, considerado um dos grandes estrategistas militares da antiguidade, figurando ao lado de Alexandre, o Grande e Aníbal.

Pirro liderou uma série de batalhas contra os romanos, nas quais obteve vitórias importantes, mas sempre com muitas baixas e prejuízos. Após uma dessas difíceis vitórias, Pirro propôs um tratado de paz que foi negado por Roma. Seguiu-se então mais uma batalha vitoriosa, porém, segundo o relato do historiador Dioniso de Halicarnasso, Pirro havia perdido quase todos os seus comandantes e amigos pessoais. Então, diante de alguém que comemorava a vitória, o rei declarou: “Outra vitória como esta, e estarei completamente arruinado!”.

Essa frase se tornou famosa e passou a ser usada para se referir a uma vitória que, apesar de ter sido alcançada, acaba se tornando mais prejudicial do que benéfica. Isso porque, embora o vencedor tenha alcançado seu objetivo, se enfraqueceu a ponto de ficar incapaz de enfrentar novas batalhas.

A expressão Vitória de Pirro ou Vítória Pírrica é frequentemente utilizada em contextos políticos e militares, mas também pode ser aplicada nos negócios e nas relações pessoais. Em geral, representa a ideia de que nem sempre vale a pena alcançar uma vitória a qualquer custo, e que é preciso considerar cuidadosamente os possíveis prejuízos que uma vitória pode acarretar.

Confira abaixo o relato de Dioniso de Halicarnasso:

“Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que “uma outra vitória como esta o arruinaria completamente”. Pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra.”

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.