FILOSOFIA

A carta de abjuração de Galileu Galilei

Inquisição - Galileu Galilei

O impacto das descobertas de Galileu Galilei (1564-1642) não pode ser facilmente estimado. Os estudos sistemáticos deste físico, astrônomo e filósofo italiano tiveram forte repercussão na ciência,  na filosofia, na astronomia, na religião, enfim, mudou radicalmente nossa concepção de mundo.

É também o exemplo do poder de uma teoria, uma vez que, antes de Galileu, o Sol que girava ao redor da Terra e, depois dele, nos percebemos girando ao redor de uma estrela em um espaço infinito. Não éramos mais o centro do universo. Muito menos de coisa alguma.

A própria física (como ciência moderna) nasceu com Galileu, se descolando da filosofia natural. Este cidadão de Florença é um dos gigantes de Isaac Newton em sua famosa frase: “Se pude ver mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes“.

Galileu Galilei

Porém, a vida e as descobertas de Galileu não tiveram um caminho fácil. Em 1600 a inquisição da Igreja havia condenado à morte Giordano Bruno (1548 – 1600) por afirmar que a terra poderia não ser o centro do universo.

A inquisição entendia que esta ideia era contrária às Escrituras Sagradas, portanto, seria uma heresia.

Galileu, após uma carreira brilhante, — então com setenta anos de idade e minado por problemas pessoais — foi submetido à Inquisição.

O que Galileu não sabia é que seria muito complicado para a Igreja condenar um eminente astrônomo, já muito reconhecido pelas grandes mentes, personalidades e políticos de toda a Europa.

Assim, em seu  interrogatório, a Inquisição sempre dava a entender para o velho astrônomo que, naquele dia, iria para as masmorras e para a tortura.

Após os interrogatórios, os guardas acompanhavam Galileu, que nunca sabia para onde seria levado, se para seu quarto ou para tortura.

Imaginava suas pernas e braços sendo esticados em uma roda de madeira. Tal era a tortura psicológica que os inquisidores habilmente se utilizaram para obrigar Galileu a rejeitar suas ideias.

Assim, a Inquisição conseguiu o que pretendia: fazer Galileu assinar uma carta de abjuração, negando suas ideias.

Desta forma, a Inquisição não precisaria se dar ao constrangimento de condenar à fogueira um eminente cientista, o que poderia gerar retaliações políticas.

No entanto, a Igreja acabou legando para a história uma mensagem de intolerância que se tornou uma das piores manchas da sua história.

Leia abaixo a carta de abjuração de Galileu, escrita em 1633. Tradução de Yaska Antunes.

“Eu, Galileu Galilei, filho do finado Vincenzio Galilei de Florença, com setenta anos de idade, vindo pessoalmente ao julgamento e me ajoelhando diante de vós Eminentíssimos e Reverendíssimos Cardeais, Inquisidores Gerais da República Cristã Universal, contra a corrupção herética, tendo diante de meus olhos os Santos Evangelhos, que toco com minhas própria mãos, juro que sempre acreditei, e, com o auxílio de Deus, acreditarei no futuro, em tudo a que a Santa Igreja Católica e Apostólica de Roma sustenta, ensina e pratica.

Mas como fui aconselhado, por este Ofício, a abandonar totalmente a falsa opinião que sustenta que o Sol é o centro do mundo e que é imóvel, e proibido de sustentar, defender ou ensinar a falsa doutrina de qualquer modo; e porque depois de saber que tal doutrina era repugnante diante das Sagradas Escrituras, escrevi e imprimi um livro, no qual trato da mesma e condenada doutrina, e acrescendo razões de grande força em apoio da mesma, sem chegar a nenhuma solução, tendo sido portanto suspeito de grave heresia; ou seja porque mantive e acreditei na opinião que diz que o Sol é o centro do mundo e está imóvel, e que a Terra não é o centro e se move, desejo retirar esta suspeição da mente de vossas Eminências e de qualquer Católico Cristão, que com razão era feita a meu respeito, e por isso, de coração e com verdadeira fé, abjuro, amaldiçoo e detesto os ditos erros e heresias e de uma maneira geral todo erro ou conceito contrário `a dita Santa Igreja; e juro não mais no futuro dizer ou asseverar qualquer coisa verbalmente ou por escrito que possa levantar suspeita semelhante sobre minha pessoa; mas que, se souber da existência de algum herege ou alguém suspeito de heresia, o denunciarei a este Santo Ofício, ou ao Inquisidor do lugar onde me encontrar.

Juro ainda mais e prometo que satisfarei totalmente e observarei as penitências que me forem ou me sejam ditadas pelo Santo Ofício. Mas se acontecer que eu viole qualquer de minhas promessas, juramentos, e protestos (que Deus me defenda!) sujeito-me a todos os castigos que forem decretados e promulgados pelos cânones sagrados e outras determinações particulares e gerais contra crimes deste tipo. Assim, que Deus me ajude, bem como os Santos Evangelhos, os quais toco com as mãos, e eu, o acima chamado Galileu Galilei, abjuro, juro, prometo e me curvo como declarei; e em testemunho do mesmo, com minhas próprias mãos subscrevi a presente abjuração, que recitei palavra por palavra.”

Fonte: Galileu – O Devassador do Infinito. Editora Ediouro, 1971.

Autor do texto introdutório: Alfredo Carneiro