Felipe Neto, PC Siqueira e Cibercultura

PC Siqueira

Algumas das principais características da cibercultura são a interatividade, a comunicação direta entre as pessoas e a descentralização da grande mídia. Um jovem que grava vídeos caseiros que são visualizados milhões de vezes sem o intermédio de uma emissora de televisão é um fenômeno que ajuda a compreender essas características.

LINE BREAK

Hoje um indivíduo, através da internet, pode expressar sua opinião livremente e receber respostas de seus espectadores sem filtros ou censuras. A primeira característica observada é a descentralização da grande mídia. Os vídeos caseiros publicados por Felipe Neto e PC Siqueira conseguiram atingir milhões de visualizações apenas através da disseminação entre os jovens e sem o intermédio de uma emissora de televisão.

LINE BREAK

Enquanto isso, a televisão tem como principal característica a passividade no recebimento da mensagem. O espectador não é um ator ou agente de transformação da informação e a interatividade é muito baixa, se existir.

LINE BREAK

Com a internet ocorre o contrário. O receptor da mensagem pode fazer comentários, gravar vídeos de resposta ou até mesmo se comunicar diretamente com o emissor da mensagem. O espectador se torna um agente de transformação da mensagem. Assim, a internet proporciona uma experiência de interatividade que a televisão não consegue proporcionar.

LINE BREAK

Para o público jovem que quer se expressar, e percebe que os atuais programas de televisão não refletem sua realidade, seus dramas e seus problemas atuais, a internet tende a se tornar sua principal fonte de informação e forma de expressão.

LINE BREAK

Felipe Neto

Os vídeos publicados por Felipe Neto e PC Siqueira tratam de assuntos como homossexualismo, preconceito,racismo, carnaval, corrupção e comportamento adolescente  através de uma linguagem que atinge o público jovem brasileiro.  Os autores dos vídeos gritam palavrões, pulam, ridicularizam filmes e bandas da moda, esquecem o que estavam falando, aparecem fazendo café, mostram a bagunça do quarto, etc.  Com  isso eles conseguem atingir um público que  percebe nesses vídeos que aquela é a realidade do jovem brasileiro das grandes cidades.

LINE BREAK

Apesar do enorme poder que os meios tradicionais de comunicação ainda exercem no Brasil, o surgimento dessas celebridades da internet apontam para um novo comportamento do público. Ele quer deixar sua opinião, seu insulto, seu xingamento e sua indignação.

LINE BREAK
LINE BREAK
LINE BREAK

Não importa, na análise desse fenômeno, a validade das opiniões dos autores dos vídeos e sim o fato de que podemos observar uma parcela da nova geração em busca de novas experiências de comunicação. Isso não impede, é claro, que as emissoras de televisão, jornais e revistas explorem os novos canais de comunicação, mas essa é outra história.