HOME

Michel Foucault | 6 livros para baixar (PDF)

Michel Foucault

A forma como Michel Foucault (1926-1984) analisou e interpretou a história foi de fato original e criativa. Não se trata de um revisionismo tendencioso, mas sim de um resgate histórico e detalhado de documentos que poucos deram importância; uma “arqueologia” em regiões abandonadas da história. Ou, como diria o próprio Foucault, uma “exumação” de registros esquecidos.

Ao realizar uma pesquisa documental sobre as prisões, os hospícios, a história da clínica e a linguagem de cada época, alguns fatos impressionantes saltaram aos olhos do filósofo. A história contada nos livros é cheia de furos e detalhes inexplorados. A verdade das relações de poder estaria nesses detalhes enterrados, mas agora devidamente exumados por Foucault.

Com sua ideia de arqueologia, iniciou uma pesquisa exaustiva de registros originais e “palavras de poder” de cada época, que ele chamou de episteme — pressupostos, preconceitos, tendências, palavras e significados que delimitavam a mentalidade e a pesquisa de um período histórico.

Foucault criou o termo episteme baseado na epistemologia, um dos mais notórios ramos da filosofia que pesquisa os pressupostos do conhecimento. Contudo, o termo episteme na filosofia de Foucault se refere aos saberes e percepções de um período, como foi dito acima.

Uma determinada episteme, por sua vez, gera um determinado discurso, que é o conjunto de práticas sociais produzidas pela episteme de uma época. Foucault detalhou seu método na obra As Palavras e as coisas. Essas práticas, contudo, estão intimamente ligadas ao surgimento de instituições como os hospícios e as prisões, que seriam laboratórios das relações de poder.

Clique aqui para ler este texto completo!

Confira abaixo seis livros de Michel Foucault para baixar


  1. A Arqueologia do Saber
  2. As Palavras e as Coisas
  3. História da Loucura
  4. Microfisica do Poder
  5. Resumo dos Cursos do College de France
  6. Vigiar e Punir

Navegue pelo netmundi.org


  1. Blog do Editor
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos