HOME

Disney Fantasia (1940) | 13 músicas para ouvir e baixar

Disney Fantasia - musicas para baixar

Fantasia é uma produção da Walt Disney Pictures lançada em 1940. O filme é composto de oito partes acompanhadas por algumas das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos. As produções da Disney já combinavam animação com música clássica desde 1928.

As músicas foram conduzidas pelo regente Leopold Stokowski e apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Filadélfia. Em Fantasia, o personagem Mickey faz seu mais famoso papel. Sua imagem com o chapéu de mago (o Mickey Feiticeiro) tornou-se uma das mais conhecidas. 

A ideia de incluir em Fantasia uma pequena história com Mickey Mouse surgiu após uma queda na popularidade do personagem, então, o próprio Walt Disney decidiu adaptar o poema O Aprendiz de Feiticeiro de Johann Wolfgang von Goethe.

Na trama, um velho feiticeiro, após um ritual fracassado, resolve se retirar para descansar. O aprendiz, que observava o trabalho do mestre enquanto limpava o chão, resolve utilizar as fórmulas mágicas do feiticeiro para fazer o esfregão trabalhar sozinho.

Contudo, o aprendiz perde o controle do feitiço inundando todo o aposento. Desesperado, ele tenta anular o feitiço sem sucesso. Em meio à confusão, o velho feiticeiro retorna e quebra o feitiço. O nome do personagem do velho feiticeiro é Yen Sid; uma homenagem dos animadores a Walt Disney. Yen Sid é Disney ao contrário.

Confira abaixo 13 músicas de Disney Fantasia


  1. Tocata e Fuga em Ré Menor (Johann Sebastian Bach)
  2. O Quebra-Nozes (Ballet de Tchaikovsky)
    1. Dança da Fada de Ameixa
    2. Dança Chinesa
    3. Dança das Flautas de Junco
    4. Dança Arábica
    5. Dança Russa
    6. Valsa das Flores
  3. O Aprendiz de Feiticeiro (Paul Dukas)
  4. Sagração da Primavera (Igor Stravinsky)
  5. Sinfonia Pastoral (Beethoven)
    1. Parte I
    2. Parte II
  6. Dança das Horas (Amilcare Ponchielli)
  7. Ave Maria (Franz Schubert)

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.