HOME

Antonio Vivaldi | 10 músicas para ouvir e baixar

Antônio Vivaldi

O talento musical de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) foi herdado de seu pai, Giovanni Battista Vivaldi, que apesar de não ser um músico profissional, era um violinista de grande talento. Giovanni iniciou seu filho na música e se empenhou em direcionar o jovem prodígio para a carreira musical. Logo após ser admitido na orquestra da Basílica de São Marcos, tornou-se um dos maiores violinistas de sua época.

Vivaldi foi também sacerdote católico, e recebeu o apelido de Petre Rosso (Padre Ruivo). Porém, o notável músico de Veneza não aparentava ser tão devoto à religião quanto era para a música. Chegou a se retirar de uma missa para anotar uma melodia que lhe ocorrera, e ao que tudo indica, teve relacionamentos amorosos com algumas alunas do orfanato de moças no qual dava aulas, o Ospedale della Pietà, além de ser visto inconvenientemente acompanhado de mulheres. Somando esses eventos escandalosos ao fato de Antonio Vivaldi sofrer de asma, foi dispensado da obrigação de celebrar a Eucaristia.

Em 1723 Vivaldi publica o Opus 8, uma coletânea que continha seus mais famosos concertos: As Quatro Estações. Nessa época Vivaldi também recebeu várias encomendas para a corte de Versailles. Atingiu enorme sucesso na Europa e posteriormente suas obras sofreram muitas adaptações para outros instrumentos, entre elas, uma transcrição para flauta feita pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau. O compositor Johan Sebastian Bach também transcreveu algumas de suas obras para cravo e órgão.

Infelizmente, um golpe de azar acabou por selar os anos finais de Vivaldi. O compositor recebeu um convite de Carlos VI para mudar-se para Viena e assumir a função de compositor oficial da corte imperial. Aceitou a oferta, pediu exoneração do Ospedalle e vendeu vários de seus manuscritos a preços irrisórios para financiar sua transferência. Entretanto, pouco tempo após chegar em Viena, Carlos VI faleceu. O ano era 1740.

Isso deixou o compositor sem fonte de rendimentos. Passou a vender seus manuscritos para sobreviver e morreu um ano após a morte do imperador. A causa da morte foi uma bronquite asmática que sempre lhe acompanhou. Antonio Vivaldi recebeu um enterro modesto e uma sepultura anônima, e sua obra caiu no esquecimento até 1900. No século XX, seu legado foi redescoberto e atingiu sucesso universal.

A música de Vivaldi, assim como as de Mozart e Bach, são atualmente estudadas por terapeutas e pesquisadores que acreditam que elas possuem um efeito benéfico no comportamento humano. As composições de Vivaldi expressam uma enorme alegria em compor.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Confira abaixo dez músicas populares de Antonio Vivaldi para ouvir e baixar.

  1. The Four Seasons – Autumn – Allegro
  2. The Four Seasons – Spring – Allegro
  3. The Four Seasons – Summer – Presto
  4. The Four Seasons – Winter – Largo
  5. Flute Concerto Op. 10 No. 1 – La tempesta di mare
  6. Gloria in excelsis Deo
  7. Flautino Concerto
  8. Griselda – Agitata da due venti
  9. Violin Concerto Op. 4 No. 5
  10. Nulla in mundo pax sincera – Aria

Navegue pelo netmundi.org:

  1. Blog do Editor
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos