HOME

Antonio Vivaldi | Biografia e 10 músicas para ouvir e baixar

Antonio Vivaldi - 10 musicas para baixar

O talento musical de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) foi herdado de seu pai, Giovanni Battista Vivaldi, que apesar de não ser um músico profissional, era um violinista de grande talento.

Giovanni iniciou seu filho na música e se empenhou em direcionar o jovem prodígio para a carreira musical. Após ser admitido na orquestra da Basílica de São Marcos, tornou-se um dos maiores violinistas de sua época.

Vivaldi foi também sacerdote católico, e recebeu o apelido de Petre Rosso (Padre Ruivo). Porém, o notável músico de Veneza não aparentava ser tão devoto à religião quanto era para a música.

Chegou a se retirar de uma missa para anotar uma melodia que lhe ocorrera, e ao que tudo indica, teve relacionamentos amorosos com algumas alunas do orfanato de moças no qual dava aulas, o Ospedale della Pietà, além de ser visto inconvenientemente acompanhado de mulheres.

Somando esses eventos escandalosos ao fato de Antonio Vivaldi sofrer de asma, foi dispensado da obrigação de celebrar a Eucaristia.

Em 1723 Vivaldi publica o Opus 8, uma coletânea que continha seus mais famosos concertos: As Quatro Estações. Nessa época, Vivaldi também recebeu encomendas para a corte de Versailles.

Atingiu enorme sucesso na Europa e posteriormente suas obras sofreram muitas adaptações para outros instrumentos, entre elas, uma transcrição para flauta feita pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau. O compositor Johan Sebastian Bach também transcreveu algumas de suas obras para cravo e órgão.

Infelizmente, um golpe de azar acabou por selar os anos finais de Vivaldi. O compositor recebeu um convite de Carlos VI para mudar-se para Viena e assumir a função de compositor oficial da corte imperial. Aceitou a oferta, pediu exoneração do Ospedalle e vendeu vários de seus manuscritos a preços irrisórios para financiar sua transferência. Entretanto, pouco tempo após chegar em Viena, Carlos VI faleceu. O ano era 1740.

Isso deixou o compositor sem fonte de rendimentos. Passou a vender seus manuscritos para sobreviver e morreu um ano após a morte do imperador. A causa da morte foi uma bronquite asmática que sempre lhe acompanhou.

Antonio Vivaldi recebeu um enterro modesto e uma sepultura anônima, e sua obra caiu no esquecimento até 1900. No século XX, seu legado foi redescoberto e atingiu sucesso universal.

A música de Vivaldi, assim como as de Mozart e Bach, são atualmente estudadas por terapeutas e pesquisadores, pois acreditam que possuem efeito benéfico no comportamento. As composições de Vivaldi expressam uma enorme alegria em compor.

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.

Confira abaixo dez músicas populares de Antonio Vivaldi para ouvir e baixar.

  1. The Four Seasons – Autumn – Allegro
  2. The Four Seasons – Spring – Allegro
  3. The Four Seasons – Summer – Presto
  4. The Four Seasons – Winter – Largo
  5. Flute Concerto Op. 10 No. 1 – La tempesta di mare
  6. Gloria in excelsis Deo
  7. Flautino Concerto
  8. Griselda – Agitata da due venti
  9. Violin Concerto Op. 4 No. 5
  10. Nulla in mundo pax sincera – Aria