HOME

Pato Donald e Pitágoras no país da matemágica

Pato Donald no país da matemágica

Pato Donald no país da matemágica é um curta-metragem lançado pela Disney em 1959. A apresentação que ele faz dos pitagóricos e algumas de suas ideias acerca da matemática tornou o filme popular nas escolas do mundo todo.

Os pitagóricos, assim como o lendário Pitágoras, sempre estiveram rodeados de segredos. Um dos motivos para isso é o fato dos pitagóricos serem uma escola de mistérios. Então, boa parte dos seus ensinamentos eram esotéricos e cercados de práticas religiosas — ligadas principalmente ao orfismo.

Não apenas na matemática, mas também na música, os pitagóricos se destacavam como grandes investigadores. É atribuído a Pitágoras, por exemplo, a criação da escala musical que utilizamos atualmente.

Devido à percepção de que a matemática pode ser aplicada à natureza, Pitágoras estabeleceu que o número é o princípio de todas as coisas, diferente de outros pré-socráticos que estabeleceram elementos físicos como princípios fundamentais (fogo, água, terra e ar).

O filme explica também sobre o símbolo dos pitagóricos, o pentagrama, que contém proporções ocultas que geram enorme quantidade de formas geométricas. Essas formas, por sua vez, estão distribuídas na arquitetura, na arte, nos jogos e também na própria natureza.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org


Navegue pelo netmundi.org