HOME

O trabalho na cultura digital

Trabalho na cultura digital

Este vídeo criado pela agência Box1824 apresenta as mudanças que ocorreram nas últimas décadas, principalmente no trabalho. Mostra como nossa forma de trabalhar e se relacionar mudou com o avanço da tecnologia e o surgimento da cultura digital.

A ideia de estabilidade, local de trabalho e comprometimento com a empresa já podem ser consideradas ideias antigas, apesar de ainda representarem um ideal para milhares de pessoas. Acontece que, quando as férias (ou a aposentadoria) são a melhor coisa do trabalho (ou mesmo da vida), então algo de errado está acontecendo.

As novas gerações não pretendem trabalhar como trabalhavam seus pais. Não apenas o trabalho está mudando, mas também a mentalidade.

Para isso é necessário um trabalho flexível, e a cultura digital está permitindo aos poucos essa flexibilidade. Um grande objetivo final deixou de ser a coisa mais importante. Férias, aposentadoria, “velhice tranquila” e uma casa grande e confortável estão perdendo importância. O alto custo de energia vital para conseguir essas coisas começa a ser questionado.

Isso implica em mudanças perigosas, como por exemplo, o surgimento de sociedades voltadas para o “prazer aqui e agora”, tal como a fábula da cigarra e da formiga, de Esopo. As mudanças virão inevitavelmente, e a forma como iremos lidar com elas depende de nosso bom senso.

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.


Navegue pelo netmundi.org