HOME

A Síndrome do Sapo Fervido: perceba as mudanças!

A Síndrome do Sapo Fervido

Foi comprovado através de estudos biológicos que, se um sapo for colocado em um recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica inerte durante todo o tempo em que aquecemos a água. Surpreendentemente, o sapo não reage ao gradual aumento de temperatura e, certamente, morre quando a água ferve. Por isso denominaram esse comportamento de Síndrome do Sapo Fervido.

Contudo, se outro sapo for jogado nesse mesmo recipiente com a água já fervendo, salta imediatamente para fora.

Similarmente, muitas pessoas demonstram comportamento igual ao do sapo fervido, pois não percebem ou não aceitam as mudanças. Assim, acham que está tudo bem e se prejudicam por causa de um longo tempo inertes. Certamente não sabem como agir. Mesmo quando avisadas sobre as mudanças, reagem com descaso. Entretanto, quando a situação torna-se insustentável, já é tarde demais.

Por outro lado, outras pessoas ao se depararem com as transformações no seu ambiente, tomam atitudes e fazem as mudanças necessárias. Não se deixam abater, buscam soluções, percebem as mudanças e procuram ajustar-se da melhor forma possível. Todavia, essas mudanças podem representar grandes oportunidades de renovação. Por consequência, entre erros e acertos, essas pessoas desenvolvem as habilidades necessárias para agir de forma eficiente perante os desafios que eventualmente surgem. Se recusam a ser como o “sapo fervido”.

Não seja um “sapo fervido”


Precisamos desenvolver atitudes que favoreçam a visão de futuro, a busca por conhecimento e o trabalho em equipe. Agindo dessa forma, nos encorajamos a dar o salto necessário para realizar as mudanças que nos tornam melhores e, por fim, mais capazes. Algumas dessas atitudes são:

  • Humildade
  • Respeito
  • Observação
  • Aceitação das diferenças
  • Diálogo constante
  • Boa convivência

Fique atento! Não seja mais um “sapo fervido”!

Autor Desconhecido