HOME

Poeira das Estrelas (Star Stuff) e as contribuições de Carl Sagan para a ciência

Carl Sagan

Poeira das Estrelas (Star Stuff) é um curta-metragem inspirado no astrofísico americano Carl Sagan, considerado um dos maiores divulgadores científicos da história. Apesar de ser mais conhecido pelo seu trabalho como apresentador da famosa série Cosmos dos anos 80, Sagan publicou centenas de artigos científicos e dezenas de livros. Seus livros não eram apenas sobre ciência, pois também escreveu romances premiados de ficção científica, sendo um deles adaptado para o cinema (Contato) e outro vencedor do Prêmio Pulitzer em 1978 (Os Dragões do Éden). Para assistir ao vídeo com legendas, selecione CC e “Português”.

Contudo, talvez a principal contribuição de Sagan não tenha sido sua incansável produção científica e literária, mas sim sua capacidade de transmitir assuntos complexos para uma linguagem acessível ao público. Quando era ainda criança, se interessou em saber mais sobre as estrelas, outros planetas e galáxias, mas esbarrou nas dificuldades tanto em conseguir informações sobre o assunto quanto compreender a difícil literatura especializada. A grande questão era que todas estas informações que ele buscava estavam disponíveis, mas eram de difícil compreensão. Uma das coisas que impressionou Sagan foi descobrir que o Sol é também uma estrela, sua imaginação infantil se encheu de infinitas possibilidades e questionamentos.

Esta sua experiência lhe inspirou a divulgar a ciência de uma forma diferente, e este foi seu grande mérito. A ciência não é formada apenas por cientistas inatingíveis e grandes descobertas. Sagan compreendeu que ela é também uma tomada de consciência inspiradora, e que deveria se tornar algo popular. Quantas crianças que assistiram ao carismático e teatral Carl Sagan, apresentando seu programa Cosmos, se tornaram cientistas?

Para que a ciência evolua em uma sociedade, é necessário também transformá-la em parte da cultura. Assim, os pais podem responder às curiosidades científicas de seus filhos e os jovens são introduzidos no mundo da ciência de uma forma didática, evoluindo cada vez mais para, quem sabe, se tornarem cientistas e contribuírem para o avanço do conhecimento. Além do mais, conhecer essas coisas impressionantes sobre o universo não é apenas algo para cientistas, afinal, é um assunto impressionante e revelador que todos têm o direito de saber.

Sagan compreendeu tudo isso. Por isso mesmo foi um cientista visionário e generoso. Ele se preocupou não apenas com os aspectos mais avançados da ciência, mas também com suas bases — os jovens e todos os leigos que, de uma forma ou de outra, contribuem para este enorme diálogo da humanidade em busca de conhecimento. Sagan conseguiu ver muito longe. E o que mais poderíamos esperar de um homem que cresceu desejando conhecer coisas tão distantes quanto as estrelas?

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org
twitter:@alfredo_mrc

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!